Causa de perda de pelos em gatos

Os pelos do gato são o seu cartão de visita e a troca deles é um processo natural. Mas e quando seu gatinho está perdendo muito pelo? A maior dúvida é quando esse processo se torna excessivo e quando isso deve ser motivo de preocupação. Então vamos conversar sobre a causa de perda de pelos em gatos.

Causa de perda de pelos em gatos

Antes de saber a causa de perda de pelos em gatos, é importante descobrir o que caracteriza uma queda de pelos naturais. 

Existem fases em que os gatos perdem uma maior quantidade de pelos e é normal. Geralmente, pode ocorrer uma troca de pelos quando os filhotes estão com 4 meses. Além disso, também pode acontecer uma troca fisiológica nas trocas de estações, nos período do outono e primavera.

Ainda há também a troca de pelos quando o pet passa para a maturidade, geralmente quando atinge os 7 ou 8 anos. Sendo assim, não há motivos para se preocupar com o seu gatinho se ele deixa pelos no sofá, cama e outros lugares. Agora se a queda está acima do normal, pode ser algum problema.

Percebendo a perda de pelos

Embora somente um veterinário consiga determinar a causa de fato, existem alguns sinais que podem te ajudar a perceber se é uma queda de pelos normal ou por conta de algum problema de saúde. 

Perda de pelo excessiva

Essa queda pode ocorrer principalmente por falta de sol, estresse, alimentação de baixa qualidade, mudança de ambiente, chegada de um pet novo na casa, ou até mesmo por desnutrição. É muito importante que seu gatinho esteja ingerindo as vitaminas e nutrientes necessários. Ofereça uma ração de qualidade. Você também pode optar pelo Suplemento Nutricional de Neem, que possui vários benefícios e cuida da nutrição do seu pet.

Perda de pelo localizada

Está associada ao arrancamento de pelos por conta de alergias ou estresse, pela presença de abscessos (pus), de fungos, pode ser resultado de mordiscadas ou de brigas com outros gatos, entre outras causas. E quando essa perda é acima dos olhos e não em outros locais, pode indicar um problema de saúde.

Queda de pelo nas orelhas

Costuma acontecer quando se tem alguma contaminação fúngica, otites e, principalmente, por conta das sarnas de orelha ou outros tipos de sarnas e alergias.

Perda de pelo com feridas

Pode ocorrer por picadas de pulgas, processos alérgicos, picadas de insetos, entre outros. Também pode ser pelo mesmo motivo da queda de pelo localizada. 

Como prevenir e evitar a perda de pelos em gatos

Depois de saber alguns motivos comuns sobre a causa da perda de pelos em gatos, é importante entender as medidas que podem ser tomadas para evitar esse problema quando a causa é fisiológica.

Higiene e escovação

A escovação diária ou pelo menos 2x na semana ajuda a remover os pelos soltos ou que estão com raízes fracas. Lembre-se de utilizar escovas adequadas para o seu gato, para não machucá-lo. Além desse processo de escovação diminuir a incidência dos pelos pela casa, também ajuda a evitar a formação das bolas de pelo no estômago. Você pode ler como evitar bolas de pelos em gato clicando nesse link.

Alimentação

A falta de nutrientes leva ao enfraquecimento dos pelos. Forneça ao seu gato alimentos adequados, que estão de acordo com a sua necessidade. Ainda mais, prestando atenção à qualidade do alimento em termos de proteínas, vitaminas e minerais, pois eles irão influenciar na qualidade e no crescimento dos pelos.

Se for necessário, faça a troca da ração do seu gatos e lembre-se: uma alimentação super premium é um investimento em saúde e economia em tratamentos veterinários!

Estresse

Este fator pode afetar e muito na perda de pelos do seu gato. Por esse motivo, ofereça os cuidados adequados, com um ambiente enriquecido que evite o tédio e a frustração. A qualquer mudança que tenha relação com o seu gatinho, promova uma adaptação gradual, para que ele não se sinta estressado.

Evite contágios

Caso a perda de pelos seja por parasitas como a pulga ou por micoses, é necessário ter cuidado, pois apesar da alergia a pulgas não ser contagiosa, a pulga em si e a micose são muito contagiosos. Então é bom manter o seu gato livre de pulgas. Você pode ler aqui como prevenir pulgas em gatos.

Desparasitação

Faça um calendário, para que seja feita essa desparasitação tanto no interno quanto no externo da casa. E ofereça o nosso pó de neem para que o seu gatinho esteja sempre protegido de pulgas e outros parasitas e insetos.

Lembre-se: se o pet apresentar uma perda de pelo fora do normal ou qualquer tipo de condição e mal-estar, procure um médico veterinário para que seja feito o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

E então, gostou da explicação e dicas sobre a causa de perda de pelos em gatos? Comente aqui!Você também pode ler sobre a causa de perda de pelos em cães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *