Como limpar comedouro para cachorro?

Assim como nós, os pets também precisam de higiene no seu ambiente como um todo, inclusive nos seus utensílios de alimentação, para se manter saudáveis, longe de bactérias. Por isso, do mesmo modo que lavamos nossos pratos e talheres todos os dias, o mesmo deve acontecer com os comedouros e bebedouros deles. Mas como limpar comedouro para cachorro de forma ideal, você sabe?

Comedouro de cachorro

A primeira coisa importante a ser dita é que comedouro de cachorro pode ser qualquer suporte que você usa para alimentar o seu filho de 4 patas. Não necessariamente é uma vasilha comum. Veja essas variações:

  • Comedouro lento, usado para controlar a velocidade que o pet come e sua ansiedade.
  • Comedouro alto, que nada mais é do que elevar o comedouro a uma altura mais confortável ergonomicamente para a alimentação do pet ser mais cômoda e saudável também. Pois a curvatura excessiva pode gerar problemas de saúde como a torção gástrica.
  • Dispenser de enriquecimento ambiental alimentar, para entreter o pet enquanto se alimenta, trabalhando também o raciocínio dele para descobrir como movimentar o dispenser para que ele libere grãos de ração.
  • Brinquedos recheáveis que podem conter ração, alimentação natural, patês e receitinhas caseiras, seja para a dieta principal, ou aquele petisco de lanche da tarde.
  • Cascos e chifres, que tem a mesma função do item anterior, mas são versões mais naturais.

Os dispensers, comedouros tradicionais e os lentos podem ser confeccionados em vários materiais diferentes que vão do plástico à porcelana. Mas todos esses exemplos precisam ser higienizados após o uso do pet, para não acumular restos de comida, partículas que podem gerar bactérias e afetar a saúde do seu pet.

Mas como fazer essa limpeza?

Como limpar comedouro para cachorro?

Antes de repor a alimentação do seu pet no comedouro ou mesmo a cada troca de água do seu cachorro (pois as dicas aqui servem para os bebedouros também), é importante que cada recipiente seja lavado com água e sabão ou detergente!

Para isso, recomendamos que:

  • Escolha um sabão ou detergente neutro, para não causar nenhum tipo de alergia no pet.
  • Escolha uma bucha para a limpeza e reserve-a apenas para essa função.
  • Um pano exclusivo para a secagem também é recomendado.

No caso de ração você até pode deixar para lavar quando for colocar o alimento novamente. Mas para alimentos úmidos, como patês e alimentação natural, é importante higienizar logo após a refeição, devido aos maiores riscos de bactérias.

A limpeza a cada refeição garante que os comedouros e bebedouros estejam sempre livres de microorganismos nocivos a saúde do pet e que forme o famoso biofilme que pode fazer mal ao pet.

O Biofilme é como uma gosma extremamente lisa e pegajosa, que se forma no fundo do comedouro para cachorro, após o uso em diversas refeições sem a higienização adequada. Essa substância é formada por micro partículas orgânicas ou não que acumulam bactérias e podem ser prejudiciais ao seu pet. E por estar em um ambiente úmido (seja por ser um pote de água ou pela própria saliva do pet), se prolifera rapidamente causando riscos para funções renais, bexiga e para o ouvido do pet.

E você, como limpa o comedouro para cachorro na sua casa? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *