Dicas para prevenir infestação de pulgas em pet

Se para você as pulgas também são pesadelo, tanto pela saúde e bem-estar do seu pet, como pela higiene da sua casa, vem com a gente pois separamos 5 dicas para prevenir infestação de pulgas em pet que você vai adorar!

O que são Pulgas?

Pulgas são parasitas minúsculos, e só enxergamos a olho nu quando adultas e são pontinhos pretos no pet ou no ambiente. Elas não voam, mas pulam alto e assim se locomovem buscando um hospedeiro, que vão picar, sugar seu sangue e assim se alimentar.

As pulgas nunca estão sozinhas, se você encontrar uma em seu pet, saiba que existem muitas outras pelo ambiente, inclusive ovos desses parasitas. Por isso, não basta desinfestar seu pet, é preciso fazer aquela faxina geral no ambiente para se livrar das pulgas definitivamente.

Além da questão higiênica, uma pulga pode picar seu pet várias vezes ao dia e isso gera coceira, incômodo e pequenas feridas que são portas de entrada para infecções. Por fim, pulgas podem estar contaminadas, quando seu pet se coçar com a boca, tem sempre o risco de engolir uma delas e contrair doenças. Por isso cuide sempre e use as dicas para prevenir pulgas em pet e não correr esses riscos.

5 dicas para prevenir pulgas em pet

#1 Higiene na volta dos passeios

Chegou do passeio? É hora de limpar seu pet!

Na rua os animais ficam mais expostos a bactérias, vírus e parasitas (como pulgas) e podem trazê-los para dentro de casa. Além de prejudicar a saúde deles, a sujeira pode trazer problemas para nós também. Apesar deles terem uma proteção natural nas patinhas, nem sempre é suficiente para combater esses parasitas e bactérias. Caso não higienize corretamente, ele pode espalhar os micro-organismos pela casa.

Por isso na volta para casa, é tão importante que você higienize as patas do pet com lenço umedecido, água e sabão neutro (principalmente agora, em tempos de pandemia, como falamos NESSE POST). É importante que a limpeza seja feita em toda região das patas, não apenas na área inferior das almofadinhas. E após fazer esse procedimento, você deve secá-las, pois caso fiquem molhadas, facilita a proliferação de fungos e bactérias.

Também não é recomendado o uso do álcool em gel com frequência, já que esses produtos podem provocar lesões na região. Caso seu pet possua alergias ou outro problema de pele, o indicado é conversar com o veterinário para que ele indique o melhor método de higienização para o seu animal.

#2 Escovação frequente

Para manter a higiene do seu pet, além do banho, é importante a escovação frequente dos pelos. Pode parecer bobo, mas a escovação é sim uma das mais importantes dicas para prevenir infestação de pulgas em pet. Além de manter os pelos bonitos, macios e livres dos nós, ainda ajuda a espalhar óleos naturais que são produzidos pelo corpo e que ajudam a proteger a pelagem, reduzir queda de pelos e claro, achar pulgas, carrapatos, feridas e alergias.

A frequência da escovação pode variar dependendo da pelagem, geralmente devem ser escovados uma vez por semana. Porém, cães e gatos com pelagem longa devem ser escovados de duas a três vezes por semana. E caso o pet já esteja com pulgas, utilize um pente fino para retirá-las.

#3 Cuide do Ambiente

Faça uma boa limpeza na casa. Varra tudo, tire o pó, passe um pano com desinfetante e troque a roupa de cama, capas do sofá etc. Também limpe o quintal com o mesmo cuidado, a ideia é eliminar todos os resíduos que possam vir a ser abrigos de pulgas.

Depois de tudo limpo, passe o aspirador de pó em todos os cantos. Sofá, estofado da cadeira, tapete, tudo deve ser aspirado. Utilizar o aspirador de pó, ajuda na eliminação dos ovos de pulga e alguns insetos. O ideal é aspirar a casa pelo menos uma vez na semana.

Você também pode utilizar produtos feitos para eliminar as pulgas do ambiente, mas lembre-se que o seu pet não pode ter contato com o veneno.

#4 Cuide dos acessórios pet

Sempre lavar os utensílios, brinquedos, caminhas e guias com sabão e água corrente.

O ideal é deixar de molho por um tempo, para depois enxaguar e deixá-los no sol. Isso vai ajudar a eliminar caso haja os ovos de pulgas.

E só entregue para o seu pet, quando estiver absolutamente seco.

#5 Mantenha seu pet protegido

Existem diversos medicamentos que podem ser usados mensalmente pelos pets. Eles ajudam a eliminar as pulgas já existentes e evitar novas infestações. Porém, o que recomendamos é oferecer o Pó de Neem para o seu pet. Ele é 100% natural e possui ativos contra parasitas como as pulgas e outros insetos, afastando-os de forma natural.

O Suplemento Pet ainda oferece vitaminas, proteínas, antioxidantes e flavonoides que protegem e cuidam do organismo do seu pet. Enquanto alguns medicamentos precisam que o parasita se aproxime para que faça efeito, o Pó de Neem não deixa que o parasita se hospede no corpo do seu pet.

Gostou das dicas para prevenir infestação de pulgas em pet? Você já teve problemas com infestação de pulgas? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *