Diferença entre Gato Maine Coon e Ragdoll

Grandes, peludos e maravilhosos, são raças de porte grande que não passam despercebidos. São carinhosos com seus humanos, gostam bastante da vida doméstica e dificilmente negam uma brincadeira. Hoje vamos falar sobre eles e descobrir a diferença entre gato Maine Coon e Ragdoll.

Maine Coon, o gato gigante

O Maine Coon é uma raça oriunda dos Estados Unidos e as chaves da origem estão em seu nome, sendo Maine seu estado de origem e Coon subtraído do termo guaxinim em inglês (raccoon).

Existem muitas teorias sobre a raça, uma delas é que o Maine Coon seja o cruzamento de gatos semi-selvagens com guaxinins, por conta da sua coloração marrom malhada e cauda espessa. Porém, é impossível de ter acontecido.

A teoria mais aceita é que eles são descendentes de gatos europeus de pelagem longa. Os capitães mantinham os gatos a bordo para manter o controle de ratos. Como os capitães se apegavam, traziam os filhotes para o continente.

Outra teoria vem com a hipótese de que a raça surgiu de um dos seis gatos que a rainha da França, Maria Antonieta, enviou para uma cidade de Maine, quando pretendia fugir do seu país na Revolução Francesa.

Com tamanhos impressionantes e a aparência selvagem, mas com um temperamento gentil e dócil, a raça chama a atenção das pessoas.

Características do Maine Coon

São inconfundíveis por seu tamanho e pelagem densa. São grandes e fortes com o corpo sólido e musculoso. Possuem uma forma do corpo retangular e fisicamente demoram a amadurecer, podendo alcançar o seu tamanho de 3 até 4 anos de idade.

Todas as cores são permitidas e podem variar principalmente entre ouro e verde. Os gatos de cor branca ou particolor pode apresentar olhos azuis ou díspares. O padrão mais comum é o clássico malhado marrom, mas também se apresenta em cores sólidas. Sua cauda é grande e espessa, com bastante pelos.

Ragdoll 

O Ragdoll também tem origem nos Estados Unidos, surgindo nos anos 60, na Califórnia, em uma cidade chamada Riverside. A criadora da raça, Ann Baker, fez o cruzamento de sua gata Josephine, uma Angorá, com um macho Sagrado da Birmânia, obtendo assim os seus primeiros exemplares. Os gatos eram dóceis e de tamanho grande. A raça foi reconhecida na década de 70, apesar de entre esses anos, o Ragdoll ter chegado a diversos países da Europa. Mesmo assim, a raça é pouco comum fora de seu país de origem.

Características do Ragdoll

São grandes e sólidos, de aspecto forte. Idealmente é bem construído e de maneira balanceada, não possuindo nada de extremo em si. A cabeça é larga, de tamanho médio e triangular. O focinho é arredondado de tamanho médio, apresenta bochecha e queixo bem desenvolvidos. Os olhos são ovais e grandes, podem ter distintas tonalidades de azul intenso.

Os pelos são semilongos, macios e sedosos, apresentando seis cores clássicas: seal, azul, chocolate, vermelho, creme e lilás. Já na pelagem com pontos, existem três padrões aceitáveis, sendo eles: colorpoint, mitted e bicolor.

O Ragdoll só apresenta a cor de maneira completa após os 2 anos e seus pelos costumam escurecer com o tempo, por isso é comum os filhotes serem brancos. Por fim, esses gatinhos costumam atingir o seu tamanho com 4 anos de idade, por conta do seu crescimento mais lento. 

Diferença entre gato Maine Coon e Ragdoll

A raça Ragdoll é companheira. O nome, inclusive, remete ao hábito que ele tem de se esparramar quando acariciado e por isso tem como tradução o termo “boneca de pano”. São gatos de temperamento equilibrado e se relaciona bem com todos os membros da família. Ele é uma ótima companhia para aqueles que moram em apartamento, possuem outros pets ou até mesmo que nunca tiveram um gato.

Enquanto o Maine Coon, é grande e esperto. São divertidos, estabanados e afetuosos. Sociáveis, com temperamento equilibrado e tranquilo, são excelentes ajudantes, já que devido a sua curiosidade, participam de atividades na casa.

Um ambiente agitado e barulhento não é ideal para o Ragdoll, que além disso, não suporta ficar sozinho, sendo mais feliz na presença de companhia. Em contrapartida, o Maine Coon tem um nível de energia moderada. Adoram correr atrás de brinquedos e se divertem muito com outra companhia felina.

O Maine Coon é um amante da natureza, bom caçador e precisará de alguns passeios ao ar livre. Já não é recomendado o Ragdoll ficar ao ar livre sem supervisão, por conta do seu temperamento gentil, podendo colocá-lo em perigo.

Ambos quando miam, só emitem uma voz fraca, que não condiz com todo o seu tamanho. Mas claro que o comportamento desejável para a raça nem sempre é encontrado em todos os gatinhos, existindo uns mais tímidos, mais ariscos ou reservados. Você já conhecia sobre as raças/ Qual diferença sobre Maine Coon e Ragdoll mais te surpreendeu? Você tem um preferido? Conta pra gente! E aproveite e conheça também a diferença entre gato persa e gato siamês, NESSE POST!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *