Neem série Bovinos – BioParasiticida Mosca-de-chifre

Um dos parasitos que mais provocam estresse nos bovinos e chega a provocar prejuízos estimados em 150 milhões de dólares anuais é a Haemotobia irritans, chamada de mosca-dos-chifres (*1).

Para cada 100 moscas que parasitam um animal, pode haver a diminuição de 8,1 Kg no ganho de peso por animal durante o período de um ano (*2). Considerando que a média de moscas situa-se em 200 moscas/bovino, atinge-se a perda de 16 Kg de peso vivo/animal/ano (*3).

Os Touros, como possuem um número maior de glândulas sebáceas e maior concentração de testosterona, são os mais afetados pela infestação da mosca-dos-chifres. Essas características funcionam como atrativos ao inseto. Depois deles, vêm os bois e as vacas. De acordo com pesquisadores da Embrapa, os produtores devem ficar atentos sobretudo aos animais mais velhos, que são os mais atingidos.
Destaca-se ainda que os bovinos de pelagem clara e manchas escuras normalmente são menos infestados pela mosca-dos-chifres, enquanto os de raças taurinas são mais suscetíveis à infestação que os zebuínos (*4).
Com o início do período chuvoso a infestação por mosca-do-chifre em bovinos aumenta, sugerindo-se cuidados dobrados nessa época. 

É possível notar que um animal está infestado pela sua alimentação, quando deixa de comer em quantidade suficiente, pois passa muito tempo tentando se livrar das moscas.Outro comportamento indicador da alta infestação no rebanho é a tendência dos animais ficarem próximos uns aos outros. “A proximidade entre eles alivia o incômodo causado pelas picadas incessantes”.

fêmea do inseto chega a picar os bovinos entre 12 e 40 vezes por dia. O único momento em que ela sai de perto do animal é para depositar os ovos nas fezes. Já os machos, nunca se afastam. “À medida que aumenta o calor, as moscas se abrigam debaixo do animal. À noite, voltam a ficar sobre os bovinos, ou seja, os animais estão sob estresse o dia inteiro, não se alimentam adequadamente, perdem peso e acabam produzindo menos leite ou ganhando menos peso”.

O tratamento com o Pó de Neem (misturado na alimentação dos bovinos-sal, ração, silo na proporção de 1% a 2% do Pó de Neem em relação a alimentação. Por exemplo em um saco de 25kg de sal mineral/engorda, misturar de 250 a 500 gramas de Pó de Neem) para ectoparasitas bovinos, atua diretamente no sangue dos animais, combatendo as moscas-do-chifre desde sua fase inicial, quando picam os animais, interrompendo o processo reprodutivo dos parasitas com os princípios ativos do Neem.  Este princípio ativo é ainda eliminado nas fezes dos animais e mata as larvas da mosca que faz a ovoposição no bolo fecal.:

  1. Azadirachtin: Repelente.
  2. Nimbin: Anti-inflamatório, anti-pirético, anti-histamínico e anti-fungíco.
  3. Nimbidin: Anti-bacteriano, anti-ulcerativo, analgésico, anti-arrítmico, anti-fúngico e anti-virótico.
  4. Nimbidol: Anti-protozoário e anti-pirético.
  5. Salannim: Repelente.
  6. Quercetin: ação anti-protozoária, anti-oxidante, anti-inflamatório e bactericida.

Também no alto poder de cicatrização do Neem com seus princípios ativos (Nimbenine, Desacetylnimbinase, Nimbandiol, Nimbolide) que atuam em infecções por parasitas da pele que são inibidores da coagulação do sangue.

O Neem não deixa resíduos na carne, nem no leite, não necessita de período de carência, o que resulta aproveitamento total da produção, sem perdas.

O Neem gera produtos 100% naturais com características de Excelência e Sustentabilidade:

  • É biodegradável, não agride o meio ambiente;
  • Não é corrosivo, não volátil e não inflamável;
  • Não é tóxico para seres humanos e animais, como os produtos sintéticos;
  • Não tem ação fitotóxica;
  • Não é tóxico às abelhas melíferas, formigas, minhocas e joaninhas;
  • Tem efeitos seletivos sobre os organismos-alvo;
  • É inócuo à maioria dos insetos benéficos.

Totalneem -> Fale conosco
+55(34)98721-1215 celular
+55(11)99239-8995 Whatsapp
www.totalneem.com

Fontes:

Atenção! As Informações neste site não substituem cuidados médicos. Sempre que necessário procure um veterinário! ect.set

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *