Pó de Neem na prevenção de ectoparasitas em equinos

Os ectoparasitas mais comuns são: o carrapato; a mosca berneira (dermatobia hominis); a mosca varejeira; e, a mosca do estábulo (stomoxys calcitrans).

  • O carrapato, um ectoparasita hematófago, que se alimenta de sangue (as espécies mais comuns são Anocentor nitens, Amblyomma cajennense e Boophilus microplus), é causador principalmente de piroplasmose equina, Babesia equi e Babesia caballi.
  • A mosca berneira é um parasita que ataca os equinos. A berne (fase larval da mosca) é encontrada em quase todo Brasil, variando de intensidade de acordo com as condições climáticas.  Durante o período que ela vive (não mais que quatro dias) ela fixa os ovos em diversos insetos hospedeiros que o transmitem aos mamíferos – equinos, bovinos e caninos.  É na pele do animal que ocorre a eclosão dos ovos e o desenvolvimento da larva, sugando o sangue dos animais.   Após esse período caem no chão e completam seu desenvolvimento transformando-se em pupa e depois no parasita adulto.
  • A mosca varejeira, ou bicheira (miíase em sua fase larval), se desenvolve em ferimentos abertos e em grande quantidade – a fêmea pode colocar até mil ovos de uma vez.
  • A mosca doméstica (Musca domestica) ou de estábulo (Stomoxys calcitrans), acomete os equinos com a habronemose causada por larvas do nematóide Habronema spp.  Em geral estas larvas são ingeridas pelos cavalos ou depositadas perto dos olhos ou em feridas causando a habronemose cutânea.

O tratamento com o Pó de Neem (misturado na alimentação dos equinos) para ectoparasitas equinos, atua diretamente no sangue dos animais, combatendo os carrapatos e moscas desde sua fase inicial, quando picam os animais, interrompendo o processo reprodutivo dos parasitas com os princípios ativos do Neem:

  1. Azadirachtin: Repelente.
  2. Nimbin: Anti-inflamatório, anti-pirético, anti-histamínico e anti-fungíco.
  3. Nimbidin: Anti-bacteriano, anti-ulcerativo, analgésico, anti-arrítmico, anti-fúngico e anti-virótico.
  4. Nimbidol: Anti-protozoário e anti-pirético.
  5. Salannim: Repelente.
  6. Quercetin: ação anti-protozoária, anti-oxidante, anti-inflamatório e bactericida.

Também no alto poder de cicatrização do Neem com seus princípios ativos (Nimbenine, Desacetylnimbinase, Nimbandiol, Nimbolide) que atuam em infecções por parasitas da pele e são inibidores da coagulação do sangue.

A defecação dos equinos após consumo do Pó de Neem, gera um bolo fecal que interrompe a ovoposição das larvas parasitas, com os princípios ativos do Neem. 

Para combate a nematoide veja nossa publicação: https://totalneem.com/neem-no-combate-a-nematoide-diadaterra-por-jose-carlos-villamagna-aguilera/

O Neem gera produtos 100% naturais com características de Excelência e Sustentabilidade:

  • É biodegradável, não agride o meio ambiente;
  • Não é corrosivo, não volátil e não inflamável;
  • Não é tóxico para seres humanos e animais, como os produtos sintéticos;
  • Não tem ação fitotóxica;
  • Não é tóxico às abelhas melíferas, formigas, minhocas e joaninhas;
  • Tem efeitos seletivos sobre os organismos-alvo;
  • É inócuo à maioria dos insetos benéficos.

Totalneem -> Fale conosco
+55(34)98721-1215 celular
+55(11)99239-8995 Whatsapp
www.totalneem.com

Fontes:

Atenção! As Informações neste site não substituem cuidados médicos. Sempre que necessário procure um veterinário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *