Raça de gato mais comum no Brasil

Algumas pessoas até acham que os gatos são todos iguais. Mas nós que amamos gatos sabemos que não. E por mais que os sem raça definida (SRD) sejam os mais populares no Brasil, existem diversas características e raças que os diferenciam. Então vamos conhecer a raça de gato mais comum no Brasil?

Raça de gato mais comum no Brasil

Existem diversas raças de gatos, uns peludos, outros nem tantos e até aqueles que não possuem pelo algum. Dito isso, vamos conhecer os gatos mais comuns no Brasil.

Persa

Sem dúvida alguma essa raça está entre as mais conhecidas e amadas pelos brasileiros! O Persa é originário do Irã, antiga Pérsia e podem ser encontrados em diferentes cores e pelagens.

Os gatos persas possuem pelos longos e sedosos, além dos focinhos achatados. Esse seu focinho mais plano é o que dá a ele essa carinha de mal. Porém, possui um temperamento dócil e tranquilo, além de charmoso e apegados aos tutores.

Siamês

Outra das raças mais comuns no Brasil, é o famoso siamês, originário da Tailândia, antigo Sião. Foi quando chegou na Inglaterra em 1884, que ele se espalhou pelo mundo, se tornando um dos felinos mais amáveis em diversos países.

O Siamês é reconhecido facilmente pelo seu corpo esguio, com coloração que varia de creme a castanho claro e com focinho e outras extremidades mais escuras, além de seus olhos azuis brilhantes.

São gatos independentes, muito fiéis e tranquilos. Curiosos, inteligentes e tão sociáveis que adoram estar na companhia de pessoas e outros animais. Sendo um ótimo felino para famílias que possuem crianças.

Leia sobre as diferenças entre gato persa e gato siamês.

Maine Coon

Foi reconhecida como raça oficial em Maine, nos Estados Unidos. São conhecidos popularmente como “gigante gentil”, podendo pesar mais de 10kg e chegar a 1 metro de comprimento. 

Além disso, o Maine Coon é considerado bastante tranquilo e sociável, apesar de seu tamanho. São apegados aos tutores, mas podem ficar desconfortáveis na presença de estranhos. São gatos que gostam de exercícios, principalmente da caça e um dos poucos gatos que gostam de água.

Ragdoll

É o gato ideal para os amantes de raças mais carentes, já que o Ragdoll é conhecido por adorar receber carinho enquanto está no colo, seguir seus tutores pela casa e responder a chamados.

Além disso, ainda possui uma aparência irresistível, com cores que vão do creme ao cinza azulado e com pelos médios e sedosos. Aliás, não é a toa que o nome da raça significa boneca de pano, de tão belos que são.

A raça do Ragdoll, ao contrário de algumas outras raças, está documentada. Surgindo em 1960, de acordo com registros, quando Ann Baker, da Califórnia, nos Estados Unidos, começou um cruzamento com gatos específicos. Esses gatinhos foram encontrados pela vizinhança e deu resultado em uma das raças de gato mais populares e amadas no mundo.

Considerada uma raça dócil, o Ragdoll possui porte grande, com pelagem cheia e longa, e o mais interessante é que tanto a sua tonalidade quanto o seu peso são definidos com o passar dos anos. Possui personalidade marcante e estrutura corporal forte, porém, são quietos e companheiros.

Inclusive, você pode ler sobre a diferença entre gato maine coon e ragdoll aqui no blog.

Sphynx

Muito fácil de reconhecê-lo, ele é chamado de “gato careca”. Com os olhos grandes, orelhas pontudas e várias dobras pelo corpo. Chama a atenção principalmente pela sua aparência. Eles também não possuem bigodes, o que os tornam um pouco desajeitados.

São donos de uma personalidade apaixonante. Gostam muito de interagir e de pular, considerados curiosos e brincalhões. Além disso, são muito apegados aos seus tutores, gostam de ser o centro das atenções e receber vários carinhos. 

Apesar de seu nome sugerir que vieram do Egito, não é bem assim. Na verdade, o primeiro registro de um Sphynx é de 1966 e se trata de uma raça canadense. 

Angorá

Uma das raças mais antigas e naturais, que surgiu na Turquia. O Angorá possui pelos longos e olhos claros, e como são muito carinhosos, é uma raça considerada ideal para quem tem crianças em casa.

Existem outras variedades de cores, como cinza e amarelo, apesar de serem mais conhecidos por sua pelagem branca. E é nessa raça que mais surgem gatos com um olho de cada cor, que chamamos de heterocromia. Estes podem ser normalmente um amarelo esverdeado e o outro azul.

SRD 

Falamos de algumas raças, mas no Brasil a raça de gato mais comum ainda são os SRD(sem raça defenida). Eles são muito antigos, pois cruzam raças diferentes entre si. E é justamente por se misturarem, que eles podem ter diversas cores e tipos de pelagem, variando também seu tamanho, formato e aparência.

E apesar de não terem um temperamento pré-definido, são carinhosos, amigáveis e tendem a ser saudáveis, por não carregar as cargas genéticas de uma única raça (e suas fragilidades também). Porém, nem por isso podemos descuidar da saúde, alimentação e segurança dos gatinhos SRD.

E pra você, qual a raça de gato mais comum no Brasil ou na sua região? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *