O Neem é uma árvore originária da Índia, pertencente à família das meliáceas (como o mogno e o cedro), que pode viver até 200 anos e alcançar mais de 25 metros em fase adulta. Tudo se aproveita desta árvore. Saiba mais clicando abaixo:

As folhas possuem sabor amargo, são macias e têm cheiro agradável. O vento soprando nas folhas atua como inseticida natural. Têm alto poder de cicatrização quando utilizadas na pele humana, com efeitos sobre verrugas, caspa e certos fungos que causam infecções. Depurativas, antissépticas, oftálmicas, lombrigueiras, abrem o apetite, inseticidas, refrescantes e calmantes. São úteis em azias, lepra, leucoderma, doenças de pele, prurido, lombrigas, dispepsias, úlceras, tuberculoses, bolhas, eczema e febres de malária. Tônicas, são úteis em cólicas e debilidades gerais.

As flores podem ser ingeridas frescas, secas (nesse estado preservam suas propriedades em até um ano) ou misturadas às sopas. São utilizadas para problemas de digestão e estados de debilidade do corpo. Agem como purificadoras do sangue e fortalecedoras do sistema imunológico.

O fruto apresenta forma elíptica ou ovalada e deve ser colhido quando apresentar coloração amarela e aproximadamente 2 cm de comprimento. O fruto pode ser utilizado na extração do óleo e da torta ou na produção de sementes.

A semente é extraída do fruto após a sua secagem. É composta de uma concha e um miolo, às vezes 2 ou 3 miolos, cada um pesando metade do peso da semente. Em 1kg são encontradas aproximadamente 3500 sementes. Cada árvore produz aproximadamente 6kg ao ano, dependendo da altitude e distância entre covas. A castanha da semente germina mudas ideais entre 3 e 4 semanas depois de colhidas. Não é exigente em solos, porém não tolera solos encharcados e salinos. Floresce até mesmo em solos secos e pobres em nutrientes. O pH ideal para o crescimento do Neem situa-se entre 6,2 e 7,0.

A casca produz uma resina com inúmeras proteínas. É amarga, contendo 14% de tanino. Além disso, produz uma fibra grossa e forte. É também matéria prima para fabricação de pasta dental, com eficaz combate a gengivite. É amplamente usada como cola na Índia.

As propriedades da madeira do Neem se parecem com as do mogno. É relativamente pesada e quando cortada do pé propaga um forte cheiro. Embora seja fácil de serrar, trabalhar, polir e colar, deve ser antes secada com cuidado, pois geralmente se parte e empena. É uma madeira boa para construções e amplamente usada na fabricação de móveis, ferramentas manuseáveis e implementos agrícolas. Resistente ao cupim e traça, raramente é atacada por formigas brancas.

A raiz atinge a mesma profundidade que a altura da árvore, ou seja, aproximadamente 25 metros, possuindo cheiro forte. Por ser repelente e inseticida natural, é excelente matéria-prima para carvão, sendo suas propriedades agregadas a durabilidade que permanecem gerando calor por aproximadamente três vezes mais que o carvão vegetal de eucalipto. Após o terceiro corte da árvore, sua extração pode ser executada, dependendo do plano de negócio aplicado à cultura do Neem.

Utilização

O Neem possui uma grande variedade de produtos derivados com múltiplas possíveis aplicações.

Pó da Folha
A partir da folha é obtido o pó do Neem, através do processo de colheita, secagem e trituração. É utilizado na pecuária e agricultura. No primeiro caso, mistura-se o pó ao sal de engorda para a eliminação da mosca de chifre, carrapatos e vermes. Já na agricultura, o pó é adicionado à água para pulverização de plantações.

Óleo do Fruto
O óleo do Neem é obtido a partir do processamento do fruto maduro. Com propriedades inseticidas e fungicidas, é utilizado na agricultura para a pulverização de árvores frutíferas, cereais, hortaliças e orquídeas na proporção de 1 litro de óleo para 200 a 300 litros de água, para prevenção e tratamento. Na pecuária, combate mosca de chifre, carrapato, pulga, sarna e alguns tipos de fungos, além de proporcionar maciez e brilho no pelo do animal. Não é tóxico.

Extrato Aquoso
O extrato pode ser preparado com a simples trituração de folhas ou da torta do fruto. É utilizado no controle de insetos, sendo pulverizado nas áreas infestadas. Método de preparo: O pó obtido da trituração deve ser misturado em água na porção de 1kg para 100 litros. Essa mistura deve descansar por 12 horas, para então ser filtrada. Essa solução deve ser usada em até 24 horas para que seja mantida a ação dos princípios ativos do Neem.

Chá da Flor
O chá é recomendado para aliviar dores de cabeça, para prevenção e tratamento de distúrbios digestivos, enxaquecas, hemorroidas, má circulação, hipertensão, colesterol, cálculos renais, malária, obesidade, problemas imunológicos e gota. Para alguns tipos de diabetes o resultado é muito eficiente.

Torta do Fruto
A torta, subproduto da prensagem dos frutos, é usada como adubo por floricultores e agricultores orgânicos, tendo também efeito pronunciado como defensivo agrícola. Usada no controle de nematoides (vermes), fungos e doenças do solo, melhora o enraizamento da planta, deixando-a saudável e sadia.

 

Quer saber mais sobre o Neem?